domingo, 17 de janeiro de 2016

Pressa - a maior das inimigas da perfeição


A perfeição plena, a perfeição em si mesma, não passa de mera utopia que enquanto seres humanos nunca vamos conseguir alcançar ou obter mas apenas desejar tal como a sabedoria.
Enquanto seres humanos existe uma propensão natural para o erro e se por um lado o erro é algo que nos pode fazer bem e nos ajuda a crescer, também nos ajuda a pensar e superar os nossos medos, a encontrar a estabilidade necessária para sermos felizes e a encontrar a paz e o amor próprio necessários para encontrarmos a nossa própria perfeição.
A nossa própria perfeição nasce da combinação das nossas vivências, dos sentimentos que vivemos em cada uma delas, dos nossos sonhos e da nossa realização e bem estar pessoal ao alcançá-los.
No entanto esquecemo-nos muitas vezes daquilo que nos prejudica realmente nessa luta por ser feliz e alcançar essa estabilidade, a ansiedade que desencadeia a pressão e portanto a pressa são os nossos maiores inimigos.
Num mundo tão cheio de informação e pressa acabamos por pensar mais em nós e menos nos outros.
Quantas vezes paramos para nos preocupar em como estão as pessoas à nossa volta, nos seus receios e nos seus sentimentos?
E dessas quantas vezes nos disponibilizamos para estar com eles e ajudar a ultrapassar essa dor, esse medo ou esse problema?
Na verdade, custa-nos a nós mesmos enfrentar os nossos medos e as nossas dores, quanto mais enfrentar as dos outros.
É realmente difícil colocarmo-nos na perspetiva do outro e é difícil conseguir perceber aquilo que sente, no que pensa e o que quer.
Cada ser humano tem o seu ritmo próprio e é quando amamos alguém que devemos ter isso em conta e saber respeitar o tempo de cada um e dar tempo ao tempo mas por vezes queremos tanto o outro que corremos o risco de sugar, esgotar e pressionar sem nos apercebermos que está acontecer e que o estamos a afastar deixando-nos conduzir pela pressa.
A verdade é que temos medo de nos magoarmos e de não sermos felizes e quando não estamos no mesmo ritmo acabamos por nos pressionar a nós e ao outro.
Hoje peço-te desculpa por todos as vezes que te magoei sem ter a noção que o estava a fazer, pela pressão que te fiz sentir e por não te fazer sentir mais compreendida.
Quero que saibas e que sintas que te compreendo, que ainda penso em ti, que recordo com saudade todos os momentos que vivemos juntos e tudo aquilo que construímos, quero que saibas que para mim só há lugar para uma mulher, uma mulher só!
E são esses princípios que mais definem a minha personalidade, o ser eu próprio, um Homem de palavra, honrado, sincero e leal. E isso é muito importante para mim!
E é quando saio... que ouço e vejo muitas coisas com as quais não me identifico, coisas que dão razão à existência do teu medo e talvez a alguns dos meus, são cobardias e incoerências, mas é sobretudo o egoísmo e a falta de amor próprio dessas pessoas que não respeitam os sentimentos dos outros, que não têm problemas de consciência quando magoam alguém e que não sabem o que é amor.
Amor não é fácil, amor é entrega, é partilha, é amizade, é sofrimento e fé.
Essas pessoas e o que as ouço dizer, muitas delas não valem 1 segundo do nosso tempo, são pessoas infelizes que vivem do momento, sem futuro e na superficialidade do supérfluo, posso tentar ajudá-las a perceber isso mas não pactuo com essas ilusões momentâneas, isso nunca.
Tu não és assim, eu não sou assim, nós não somos assim e é isso que nos torna especiais, sermos diferentes dos demais e sobretudo aquilo que nos une, a preocupação e o altruísmo de fazer o bem aos outros, acabamos por dar tanto de nós que precisamos que nos isolamos muitas vezes.
Eu sei porque já fui mais assim e foi o tempo que me ajudou a lidar melhor com isso, com a frustração do passado e do presente e o receio do futuro.
O tempo cura tudo, acredita e deixa que cure, ele há-de ajudar a ultrapassar sempre aquilo que nos faz sofrer e seguir em frente dando importância a quem somos e o que queremos - ser feliz.
Tu sabes que nunca te deixei, que estou aqui! Sempre!
Tu sabes que sempre aqui estarei para ti...
Aconteça o que acontecer!
Tenho muito orgulho em tudo o que já conseguiste ultrapassar e na pessoa que és, tu sabes...
Acredita que tudo isso passará um dia e que serás feliz. Eu acredito que vais conseguir porque tu podes tudo e porque "tu és mais forte e no fim vais vencer"!
Sabes que nunca fui muito bom com palavras, sou mais de ação.. não espero que leias isto mas isto tudo foi para dizer que nada mudou, que continuas a ser muito importante na minha vida, que nunca deixaste de ser e por mais que procura-se nunca encontraria outra pessoa como tu, nem quero, e também não existem mais pessoas assim porque tu és tu, és única e perfeita como és e é isso que me faz gostar tanto assim de ti, com as tuas qualidades e defeitos, tu e só tu, linda e gentil, tu e só tu, com o teu feitio próprio e único, tu e só tu, a melhor do mundo.
Tu e só tu!

Sem comentários: