terça-feira, 26 de maio de 2015

É amor?! Não é?!


(Fiz esta reflexão no dia 14 de Fevereiro de 2014 e por considerar pertinente deixo aqui a minha partilha)

- Será possível acreditar no amor num mundo tão cheio de "outras coisas"?

Bem, para começar, eu acredito que sim mas suspeito que muito do que chamamos amor não o seja.
Creio que chamamos muitas vezes amor ao interesse, ao receio da solidão, às necessidades, aos desejos e à satisfação pessoal para a qual as próprias necessidades e desejos contribuem quando conseguimos realizá-los.
E aqui parece-me que há duas palavras fundamentais até para a nossa própria existência enquanto seres humanos - Amor e Realização - e quando não somos capazes de saber o lugar e a prioridade de cada um deles na nossa vida podemos até colocar em causa os dois por força das opções, posições e atitudes que tomamos.
Assim creio que em primeiro lugar deverá vir o Amor - cuidado para não confundir com paixão - é ele que forma a nossa personalidade e que traça os nossos caminhos e com ele vêm as alegrias e tristezas que infelizmente não conseguimos excluir se dermos prioridade ao Amor.
Em segundo lugar deverá vir a Realização - pessoal, profissional e social - e neste ponto devemos ter cuidado com o egoísmo e com a falta de referências e valores que nos fazem distinguir o certo do errado e o bem do mal, ou seja devemos ter muito cuidado com nós mesmos e principalmente se não nos conhecermos assim tão bem.
Nos dois planos devemos também ter cautela com aquilo a que para nós será a "razão" nos mais diversos sentidos, porque é essa "razão" que orienta e conduz toda a nossa vida.
Assim o dia de hoje é apenas um dia como tantos outros com a ressalva de que nos incute a vivermos todos os dias com amor, a tratarmos o sexo oposto e as pessoas que nos rodeiam com carinho, ternura e atenção.
Há dias mais difíceis mas quem nos os tem?!

E não há jóias nem prendas de apenas um dia que substituam esse ser e estar que devemos um ao outro.
(Obrigado a ti amor!)
Amem-se!

Sem comentários: